Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

As Grandes Novidades da Literatura Portuguesa


2007 - Best Sellers internacionais no mercado português









O ano de 2007 foi, para o mercado português, uma espécie de "explosão vinda de fora", com inúmeros best sellers internacionais a inundarem as livrarias portuguesas.

Já era conhecida a tendência do mercado de livros portugueses para um certo "seguidismo" face aos grandes mercados, especialmente anglo - saxónicos, mas em 2007 parece que se verificou não apenas uma renovação desse seguidismo, como uma opção deliberada e persistente por certas obras.

Foi o caso da "Herança de Fogo - Trilogia da Herança I" da Nora Roberts (ed. Chá das Cinco), com vendas a superar em muito o da mesma autora, por exemplo, na vizinha Espanha.

Foi também o caso do "A criança que não queria falar", de Torey Haden (ed. Presença), uma surpresa de proporções inimagináveis no nosso mercado.

Por fim, tenho de destacar ainda, para sustentar a minha posição, o incrível "Herança do Vazio", de Kiran Desai, uma história que efectivamente nos confronta com a confusa moralidade dos tempos modernos.

Eis o ano de 2007 num balanço brevíssimo do mercado de livros: um ano de best sellers mas não só, porque sobretudo um ano de conciliação dos leitores portuguesas com as grandes novidades da literatura mundia.

Parabéns público português!


Diana Marques

Lisboa