Sites Grátis no Comunidades.net

As Grandes Novidades da Literatura Portuguesa


A Saga Continua

 

“A Nova Sombra”, a continuação inacabada de O Senhor dos Anéis

 

O professor Tolkien havia pensado em escrever uma história após O Senhor dos Anéis, mas acabou desistindo da ideia. Em carta datada de 13 de maio de 1964 ele escreveu o seguinte:

“Iniciei uma história situada cerca de 100 anos após a Queda [de Mordor], mas provou ser tanto sinistra como deprimente. Visto que estamos lidando com Homens, é inevitável que devemos preocupar-nos com a característica mais lamentável de sua natureza: sua rápida saciedade com o bem. De modo que o povo de Gondor, em tempos de paz, justiça e prosperidade, ficaria descontente e inquieto — enquanto os monarcas descendentes de Aragorn tornar-se-iam apenas reis e governadores — como Denethor ou pior. Julguei que até mesmo em tão pouco tempo havia um afloramento de conspirações revolucionárias, ao redor de um centro de religião satânica secreta, enquanto meninos Gondorianos estivessem brincando de ser Orcs e andando por aí causando danos. Eu poderia ter escrito um “thriller” sobre a conspiração e sua descoberta e destruição — mas seria apenas isso. Não valeria a pena fazer” (carta 256).

Nessa época Tolkien estava mais preocupado em terminar O Silmarillion do que escrever uma continuação para O Senhor dos Anéis. Além disso, as histórias que acontecem após a queda de Sauron dizem respeito aos interesses dos homens e como eles dominaram a terra, o que culminaria com o nosso tempo com o passar do tempo.

Essa nova história teria o nome de “New Shadow” ou “A Nova Sombra”. Seus manuscritos foram guardados até que foram publicados no volume 12 da série História da Terra Média, editado por Christopher Tolkien.

Assim, o próprio Tolkien não pretendia que existisse uma continuação do Senhor dos Anéis, tanto por suas razões pessoais quanto pela lógica interna de sua história.

 

Fanfiction e direitos autorais da Tolkien Estate

 

Embora não totalmente relacionado ao tópico discutido, é interessante ressaltar a opinião da Tolkien Estate (herdeiros de Tolkien) sobre trabalhos feitos por fãs (fanfiction), o que inclui pretensiosas continuações.

No site oficial da Tolkien Estate (www.tolkienestate.com) pode ser lido o seguinte:

Eu posso(ou alguém pode)  escrever, completar ou desenvolver   minha  própria versão de um dos contos inacabados (ou qualquer outros) ?

A resposta simples é NÃO. Você está livre, é claro, para fazer o que quer para seu divertimento privado, mas não há razão para qualquer exploração comercial desse tipo de “fan-fiction”. Também, nessa época de internet, e produtores de coleções privadas com itens a venda no eBay, nós devemos deixar claro o quanto possível que a Tolkien Estate nunca e jamais irá autorizar a comercialização ou distribuição de qualquer trabalho desse tipo. A Estate existe para defender a integridade dos escritos de J.R.R. Tolkien. O trabalho de Christopher Tolkien, como executor literário de seu pai, sempre foi em publicar o mais fiel e honestamente quanto possível os trabalhos completos e incompletos de seu pai, sem adaptação ou embelezamento.

Embora seja evidente que a criação comercial dessas histórias sejam consideradas ilegais pela família Tolkien, alguns fãs não se importam com esse tipo de aviso e publicam livros com histórias que dizem se passar no mesmo mundo do Tolkien.

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net